Ir para o conteúdo

Neste ano, o Seminário de Educadores Rede IVG propõe uma jornada de reflexão e prática a partir do cotidiano dos territórios periféricos. A ideia é inspirar educadores e agentes sociais a reconstruir imaginários e criar futuros possíveis, com base na cultura viva que pulsa onde as pessoas vivem, resistem e criam.

A partir da perspectiva da ecologia integral — que une justiça social, cuidado ambiental e vida comunitária —, o Seminário convida a olhar para os territórios como ponto de partida para transformar a cidade em um espaço mais justo e coletivo.

Benilda Brito

Benilda Brito

Pedagoga, Mestre em Gestão Social (UFBA) e especialista em metodologias afrocentradas. Griô da Múcua Consultoria, Consultora da ONU Mulheres, ativista pela Educação da Rede Malala Fund e Coordenadora do Nzinga, Coletivo de Mulheres Negras.

Professor-Elson-Pereira-Foto-Henrique-Almeida-2

elson pereira

Prof. no departamento de Geociências (UFSC), Eng. Civil e mestre em Administração. Doutor em Planejamento e Desenvolvimento Urbano pelo Institut d’Urbanisme de Grenoble (França) e em Ciências Humanas pela Cátedra Capes/CES, em Coimbra.

Jaqueline Andrade

JAQUELINE ANDRADE

Arquiteta e Urbanista com foco nos desafios urbanos e territoriais. Doutora em Arquitetura e Urbanismo (UFSC). Estudiosa do processo educativo, é especialista em Docência no Ensino Superior, com a tese “Cidade Educadora e Formação Cidadã”.

Tais Romero

taís romero

Pedagoga com experiência em assessoria e coordenação pedagógica, atuando em instituições em diversas regiões do Brasil. Mestre em Educação: Formação de Formadores pela PUC-SP. Criadora do Canal Pedagogia da Subjetividade.

pe. vilson

VILSON GROH

Mestre em Educação pela UFSC e doutor honoris causa pela Unisul (2024) e Comendador da Ordem de Rio Branco pelo governo brasileiro. Sua trajetória é marcada por mais de 40 anos de atuação nas periferias da Grande Florianópolis.

07h45 às 08h15 – Recepção e credenciamento

08h15 – Abertura e acolhida

08h50 – Painel 1: “Reflorestar o urbano a partir da potência dos territórios – a cidade como território educativo” com Elson Pereira e Jaqueline Andrade

10h50 – Momento de inspiração “Reflorestar o imaginário – Inspirações que ampliem repertórios”

11h45 – IVG Talk: “Reflorestar o imaginário – Experiências da Rede IVG”

12h00 – Intervalo para almoço

13h30 – Retorno do almoço e continuação do IVG Talks “Reflorestar o imaginário – Experiências da Rede IVG”

14h00 – Painel 2: “Reflorestar o sensível – O fazer pedagógico na cotidianidade” com Taís Romero

15h45 – Painel 3: “Reflorestar o coletivo – A potência da periferia” com Benilda Brito

Dia 24 de julho, quinta-feira, das 8 às 17h, no Teatro do Centro Educacional Menino Jesus (CEMJ), no Centro de Florianópolis.

Instituto Pe. Vilson Groh

Mais informações: ivg@redeivg.org.br

Patrocinador oficial